12.2.07

Assimetria

Andando a esmo por textos esparsos encontrei um pensamento, incompleto mas provocador, a respeito da improvisação.

Trata-se da idéia de assimetria, que surgiu no contexto de um exercício de improvisação teatral. Portanto, estou referindo a um contexto específico, de exercício-jogo para o teatro. No caso, dois performers físico-experimentais (cujo discurso cênico é a própria materialidade cênica), dividiriam, como ponto de partida, o espaço cênico em duas partes. Trata-se de um exercício compositivo em que cada um procura dialogar fisicamente (através do corpo, tempo e espaço) com o outro. Surgiu, nesse exercício, o pensamento sobre a seguinte questão: simetria e assimetria.

A questão passa a ser esta: o exercício se dá em bases simétricas ou assimétricas? Obviamente, aventa-se o exercício da assimetria.

A simetria é uma busca da segurança, da afirmação equilibrada segundo a justa distribuição, idealmente concebida como o meio dividido em duas (ou mais) partes iguais, com pesos respectivos e correspondentes. Pensamento clássico em termos de criação.

O simétrico possibilita uma comunicação em termos da ação: ao fazer o que ele faz em meu campo, busco uma sintonia, a afinação para estabelecer as bases sensoriais/perceptíveis do diálogo.

Comentário: Atuar em uníssono provoca uma sinergia, um contato. Não seria essa uma modalidade de simetria? Entendo que, se a improvisação é simétrica, nada mais acontece. Na composição, a simetria é uma ordem racional. Ela diminui o campo de percepção (dos performers entre si e do público também), pois é totalmente previsível. A assimetria, ao contrário, provoca novas percepções.

Da assimetria surge outro plano: não mais o equilíbrio da totalidade dividida em partes iguais - um tipo de concepção de justiça - mas a diferença ao lado, reivindicando com base na serialiedade das correspondências, em vários tipos de montagens disponíveis. Séries desviantes.

Uma justiça em desequilíbrios constantes, cuja estrutura é vazia, onde o campo sempre se modifica.

Mas uma justiça de outra ordem: ora clama uma dor singular, ora uma oposição polarizada, uma ausência ou uma fala que não se diz, ou outras vias de negação, para afirmar de todo jeito o primado da diferença sobre a identidade.

A assimetria não será a simetria em níveis mais profundos, como o quer (secretamente) a dialética, passando pela afirmação, negação e superação das oposições, subsumidas a um ordem superior. O contrário disso: o que se faz assimétrico não busca leis de negação e identidade. É diverso.

Trata-se de uma justiça que incorpora a tortuosidade dos acasos, sem progresso acumulativo, ascencional.

O exercício improvisacional dos dois performers (ou mais, se quiserem): uso do uníssono como possibilidade de conexão, de impressão sensorial, mas produzindo séries assimétricas, divergentes e desviantes.

5 comentários:

  1. eu gostei muito de saber sobre a asimetria antes eu não sabia o que era mais observando o sua pagina eu aprendi.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito, sua página é muito interessante PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. gosto muito artes por isso gostei muito de ler este artigo

    ResponderExcluir
  4. Não gostei tem qe explica mais definido.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito mas acho que faltou alguma coisa

    ResponderExcluir

Esta postagem encontra-se no novo endereço do blog. Faça seu comentário lá, de onde eu estou respondendo: http://olhodecorvo.redezero.org/

Para encontrar o post basta digitar na caixa "Buscar" à esquerda no alto do blog.

Agradecido pela sua visita. Volte sempre.

No alto da página à direita tem o link para o blog. E na caixa de "buscar" do Olho-de-Corvo você pode entrar com o título ou palavra-chave que encontrará o post procurado.

Agradecido

Luiz Carlos