27.4.08

Encontro com o Prof. Tomio Kikuchi

Passei três dias do último feriado de Abril participando do seminário Destino: drama humano do viver e morrer, com o Prof. Tomio Kikuchi, orientador da alimentação vitalizante (também chamada de macrobiótica), estrategista, pensador e mestre de Aikido. O evento foi promovido pelo Restaurante-Escola Fonte de Minas, em Belo Horizonte.

Kikuchi traz uma sabedoria pragmática, avessa a todos os dogmatismos, principalmente ao mercantilismo esotérico, que torna as pessoas cada vez mais dependentes de crenças e outras mercadorias. Kikuchi é discípulo de George Osawa, criador da macrobiótica.

A base dos ensinamentos de Kikuchi é a auto-educação pela alimentação. O mestre adentra por veredas que conectam pensamento estratégico e sobrevivência. Uma de suas expressões: “o inimigo é inevitável, inexorável e inesgotável”.

O desequilíbrio é, para o professor, o ponto de partida. E não há equilíbrio em ponto de chegada. Você surfa em ondas desequilibrantes e sucessivas. Ou, afunda. Carlos Rennó, poeta e letrista que foi aplicado na macrobiótica por Gilberto Gil quando organiza o livro Toda as letras, deu uma entrevista à revista Vida Simples, na qual expõe um pouco a dinâmica dos ensinamentos de Kikuchi:

"Você muda a partir do seu sangue. Quem transforma seu sangue transforma a qualidade de seu pensamento, de seu sentimento, da sua vontade. E aí muda sua vida." (...) "Na verdade, a vida muda dinamicamente, para melhor e para pior e para melhor e para pior e para melhor, sendo que cada pior e cada melhor não são como os anteriores, mas diferentes. Porque o processo não é linear, mas espiralado. Não existe nada absoluto. Assim, só nos são possíveis a liberdade e a felicidade relativas."


Mais informações:

Restaurante Fonte de Minas. Rua Guajajaras, 619, casa IX. Vila Werneck - Centro - Belo Horizonte - Tel: (21) 3224-9630
Restaurante Satori (Prof. Kikuchi). Praça Carlos Gomes, 1o andar - Liberdade - São Paulo
Tomio Kikuchi - wikipédia
Viva o desequilíbrio. Revista Vida Simples.

Um comentário:

  1. Vejamos a principio estou lendo esse comentario.
    mas tenho por vias das duvidas...
    as mudanaçs vão acontecento internamente como
    diz o Carlos Rennó.
    O prof. tem muita experiencias e fala com certa propriedade com relação a palavra ( chave) verbo
    e decisão viatl.
    wf

    ResponderExcluir

Esta postagem encontra-se no novo endereço do blog. Faça seu comentário lá, de onde eu estou respondendo: http://olhodecorvo.redezero.org/

Para encontrar o post basta digitar na caixa "Buscar" à esquerda no alto do blog.

Agradecido pela sua visita. Volte sempre.

No alto da página à direita tem o link para o blog. E na caixa de "buscar" do Olho-de-Corvo você pode entrar com o título ou palavra-chave que encontrará o post procurado.

Agradecido

Luiz Carlos